sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Um pouco de matemática inicial...



     Muitas teorias enfatizam a importância da Alfabetização em Matemática , demonstrando que é uma disciplina tão importante quanto a alfabetização em Língua Portuguesa.
    A matemática tem sido considerada a disciplina que mais contribui para a retenção e posteriormente exclusão, por ser transmitida fora da realidade do aluno.
     O ensino e o exercício da Matemática sendo proposto de forma contextualizada contribuirá positivamente em muitos aspectos da vida escolar. 
    Não sou eu quem digo isso baseada apenas na minha formação ou prática com a educação matemática nos anos iniciais.
    Essa necesssidade já é explicitada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, desde 1997:

"As necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam uma inteligência
essencialmente prática, que permite reconhecer problemas, buscar e selecionar
informações, tomar decisões e, portanto, desenvolver uma ampla capacidade para
lidar com a atividade matemática. Quando essa capacidade é potencializada pela
escola, a aprendizagem apresenta melhor resultado."

    Mas o que vem a ser o numeramento tão na "moda"?
Numeramento: apropriação de conceitos, recursos e princípios associados ao conhecimento matemático; está também associado às preocupações com o caráter sociocultural do conhecimento matemático.

    Durante a especialização que fiz em Educação Matemática, tive diversas opiniões sobre o não ensinar, ou pouco ensinar a matemática na alfabetização.
    É neste sentido que tentarei trazer para nossa reflexão, articulações para o desenvolvimento das habilidades tanto do letramento como do numeramento, que acumulei durante a especialização como também no decorrer dos meus 23 anos de efetivo exercício da minha função de professora.
    O conceito de numeramento é apresentado por Maria Helena Toledo, (in, Letramento no Brasil - habilidades Matemáticas, Instituto Paulo Montenegro, 2004) como um fenômeno recente, que compreende o domínio de habilidades fundamentais tanto da Matemática quanto do letramento. Pressupõe a capacidade do indivíduo em aliar habilidades do letramento às habilidades matemáticas, ou seja, o ato de saber ler e escrever a linguagem matemática nas séries iniciais da escolarização; o que não é uma tarefa fácil, pois depende do refinamento do raciocínio lógico, pois a linguagem matemática, é uma linguagem específica, não muito utilizada no nosso dia-adia.
    Como aprender e ter sucesso em Matemática, se essa linguagem não é ensinada desde o início da alfabetização?
    Muitos dirão:

"A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como organizo o meu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la. Descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam os tamanhos das coisas, brincam com as formas, ocupam um espaço e assim, vivem e descobrem a matemática.
"
Mas e a partir daí?
Como ajudar a criança a sistematizar tudo isso que aprende de forma "lúdica", e empregar nas situações de sala de aula, dando pistas ao alfabetizador que realmente domina este ou aquele conceito?
É exatamente aqui que entrarão algumas atividades de sugestão para o trabalho efetivo com a Matemática na alfabetização.
Vamos conhecê-las e compartilha-las?































Esta história do Chico Bento é uma ótima forma de iniciar o numeramento ludicamente. Ela não é criação minha, recebi por email de uma amiga querida e divido com vocês a história e as atividades matemáticas com alguns atributos!




















2 comentários:

  1. Quanto tempo não venho aqui né?
    O tempo é o presente mais precioso que podemos ofertar, porque é limitado.
    Quando dedicamos tempo a uma pessoa,
    estamos oferecendo uma porção de nossa vida que nunca iremos recuperar.
    Veja como é verdadeiro essa essa frase .
    E quanto nos faz bem dedicarmos um pouco de nos as pessoas que amamos.
    Um Dia abençoado para você.
    Sabe porque estou aqui?
    Porque te Amo Muito.
    Beijos meus.
    Evanir
    Tem um novo mimo de seguidores te ofereço com muito carinho.
    Amo blog de professores ainda aprendo muito com cada um de vocês.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber sua visita. Volte sempre!